terça-feira, 29 de julho de 2008

O CONUB – Conselho Nacional da Umbanda do Brasil -

A Faculdade de Teologia de Umbanda – FTU – como parte de suas atividades docentes, promoveu vários encontros intra-religiosos. Destes encontros nasceu o CONUB – Conselho Nacional da Umbanda do Brasil. Entre os muitos que estiveram presentes a sua fundação e assinaram a ata que dava início aos trabalhos deste Conselho estava Marizeli Marques Sampaio, representado a Tenda Espírita São Jorge.
O CONUB está estruturado nacionalmente através de uma diretoria e coordenadorias regionais, que hoje alcançam todos os estados das Regiões Sul e Sudeste e alguns estados de outras regiões.
Atualmente, a coordenadoria do CONUB-RJ tem como coordenador geral nosso dirigente dos trabalhos espirituais, Pedro Miranda, que como tal pode ser contactado pelo e-mail
conubrj@conub.org.br. No Rio, algumas sub-coordenadorias foram criadas (Petrópolis, Ilha do Governador, entre outras) para agilizar os trabalhos. Para conhecer os demais coordenadores é só visitar o site do Conselho. .
Mas para que serve o CONUB? “Os princípios sobre os quais se fundamenta a visão e as proposições defendidas pelo Conselho, expressos aqui de forma sintética, estabelecem que a diversidade de ritos e cultos praticados no movimento umbandista expressam a pluralidade, a qual nos remete à unidade”.
O CONUB respeita, e abraça representantes de todas, as diversas escolas umbandistas.
O que se entende por “escola”? Escola é a linha de transmissão da cultura e da vivência umbandística de um determinado grupo, tem visões particulares e reais do todo. A Tenda Espírita São Jorge, portanto, faz parte da Escola do Caboclo das Sete Encruzilhadas.
A finalidade do CONUB é se consolidar como uma instituição que, sem discriminar qualquer espécie nos aspectos religiosos, culturais e sociais, represente todas as escolas de Umbanda defendendo aqueles que são nossos interesses comuns.
O CONUB se propõe a:
Promover a união, a vivência, a integração, a identificação e o levantamento de umbandistas em todo o território nacional.
Respeitar incondicionalmente a pluralidade de ritos e cultos existentes no movimento umbandista, com base no entendimento de que as escolas hoje existentes expressam verdades que levam ao todo, sem, contudo, sintetizá-lo.
Divulgar, esclarecer e conscientizar os umbandistas da necessidade do respeito incondicional à diversidade e à pluralidade de ritos e cultos existentes em todo o território nacional, especialmente no sentido de que é impossível adotar uma determinada doutrina ou forma de entendimento da Umbanda sem conseqüentemente excluir a outra, descartando assim a possibilidade de codificá-la;
Incentivar a ampla divulgação e o debate da rica e diversificada doutrina umbandista por meio de publicações, conferências, reuniões, congressos, cursos, seminários, workshops, palestras e outras iniciativas semelhantes, não só entre suas várias escolas, como também em todos os demais segmentos da sociedade.
Promover uma cultura de paz entre as diversas religiões, incentivando o diálogo entre vários segmentos religiosos.
Você pode saber mais sobre o CONUB e suas atividades em todos os estados onde já se faz presente, visitando seu site:
http://www.conub.org.br/














Visita do grupo do Rio a FTU
Gira de Confraternização na Tenda Espirita Mirim. Evento promovido pelo CONUB e UEUB (União Espiritista de Umbanda do Brasil)
Reunião do grupo do CONUB RJ

Nenhum comentário: